A entrevista tradicional

Em uma entrevista de emprego tradicional, o entrevistador utiliza o currículo do candidato para realizar perguntas abertas e obter mais informações. Muitas das perguntas que são feitas a um candidato a emprego podem ser antecipadas em sua mente de antemão e respondidas com respostas prontas. Por exemplo:

Diga-me mais sobre seu último trabalho?
Por que você deixou seu último emprego?
Por que você está interessado neste trabalho?

A entrevista comportamental (seleção por competências)

Uma das ferramentas da Gestão por Competências é a entrevista comportamental ou seleção por competências. Durante uma entrevista comportamental, você responderá uma série de perguntas padronizadas destinadas a levá-lo a falar sobre como você lidou com um problema ou respondeu a determinadas situações no passado. Em cada resposta, será esperado que você descreva situações de seu passado e seus sentimentos e observações sobre as mesmas. O entrevistador vai usar essa informação para avaliar a sua proficiência em uma ou mais áreas relacionadas ao trabalho, isto é, avaliar se você possui um perfil comportamental adequado ao cargo em questão.

Numa entrevista comportamental, você pode esperar vários entrevistadores acompanhando as perguntas e respostas com o objetivo de sondar detalhes e explorar todos os aspectos de uma determinada situação ou experiência.

As questões comportamentais geralmente começam com uma declaração como: “Conte-me sobre o tempo em que …” ou “Descreva uma situação onde …’.

A seguir estão alguns exemplos de questões típicas de comportamento e as competências que investigam:

Descreva um problema difícil que você tentou resolver. Como você identificou o problema? Como você o resolveu? (Investiga resolução de problemas)
Descreva uma situação em que você tentou persuadir outra pessoa a fazer algo que eles não estavam muito dispostos a fazer. (Investiga liderança e negociação)
Descreva uma situação em que você decidiu por conta própria que algo precisava ser feito, e você assumiu a tarefa a fim de realizá-la. (Investiga iniciativa)

Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

2 Responses so far.

  1. JULIANA disse:

    MUITO BOM,ME AJUDARÁ MUITO

  2. Alene Gabriela Souza Varela disse:

    Muito bom.


  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

O capital intelectua

A sociedade moderna e globalizada tem gerado um novo cenário ...