Nossa escolha profissional é definitiva? Queremos e podemos crescer profissionalmente?
Para a primeira pergunta a resposta é depende, pois se estamos satisfeitos e progredindo com esta escolha não há necessidade de uma mudança de área. Para a segunda questão crescer profissionalmente é exigência de mercado, as cobranças são diárias, internamente e externa, caracterizando muitas vezes conflito entre como me sinto e como o meio me ver e solicita novas respostas.

Neste momento muitas vezes nos sentimos “perdidos”, pois falta-nos clareza de direcionamento, compreender o que ocorre internamente e oferecer as respostas que o mercado profissional solicita.
Umas das ferramentas utilizadas hoje para orientar os indivíduos a compreender o seu momento pessoal e profissional é o processo de “Coaching”:

Coaching: Processo diretivo desenvolvido por um Gestor/Coach a fim de orientar e treinar um profissional de acordo com as realidades do ambiente do trabalho e pessoal, ajudando-o a eliminar os obstáculos em seu desempenho/resultados.

Coach: Termo que significa Treinador, idéia retirada dos esportes. Este profissional juntamente com seu “Cochee” estabelece um roteiro de trabalho com metas claras a serem atingidas.

Cochee: Indivíduo que busca orientação para mudança nos campos pessoal ou profissional, que naquele momento não consegue atingir as metas e resultados esperados.

Este processo deverá ter um total de 08 a 15 encontros com tempo aproximado de 02 horas, onde o Coach e Coachee estabelecem um plano de trabalho, deixando claros os diferentes papéis, estabelecendo as metas a serem alcançadas. Tudo deverá ser medido. As tarefas são imprescindíveis para que o Coachee assuma sua responsabilidade no processo.

O processo de Coaching funciona como um programa de treinamento, por isto deve ter levantamento das necessidades,  planejamento e execução,  e além de tudo,  a avaliação,  ou feedback.

O Psicodrama e Coaching:

Uma das definições de Papéis por Moreno é: “Modelo de experiência pessoal ou personagem imaginária cujo modo de ser ou escolha existencial determina características evidentes de comportamento; nestas, há predomínio de uma opção, de um traço de ‘personalidade” ou de uma paixão”.

Cabe, portanto ao Psicodramista experiente utilizar a metodologia desenvolvida por Moreno para que o Coachee consiga atingir suas metas, tendo clareza de que não se trata de um processo psicoterápico e sim algo pontual, podendo ser desenvolvido por profissionais com formação nos dois focos: Psicoterápico ou Sócio-Educacional.

Postado por: José M. de Moraes

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos 2

One Response so far.

  1. Lucia disse:

    Tenho interesse em cursos sobre Coaching e psicodrama, se puderem me informar a disponibilidade
    Agradeço
    Lucia


  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

O capital intelectua

A sociedade moderna e globalizada tem gerado um novo cenário ...