Gestão é um papel amplo, com uma série de responsabilidades e desafios que precisam ser abordados. Quais são as 8 competências-chave que os gestores bem-sucedidos possuem?
Competência 1: Foco em Resultados
Os gestores de sucesso sabem que no final do dia não é o que você faz, mas o que você entrega que importa. Foco nos resultados é saber quais atividades são necessárias para entregar os resultados esperados. O foco em resultados mantém você no caminho certo e reduz a possibilidade de distrações.
Competência 2: Gerência de mudanças
Líderes regularmente estabelecem requisitos para a mudança. Esta pode ser em termos de processo, pessoas, serviços, formas de fazer as coisas, etc. Enquanto os líderes irão definir a orientação geral, os gerentes são as pessoas que precisam fazer a mudança acontecer. Isso os obriga a superar os obstáculos que, sem dúvida, vão aparecer.
Competência 3: Planejamento
Os gerentes não têm o luxo de ter apenas uma coisa a fazer. Eles têm que gerir o dinheiro, pessoas, processos, projetos, relacionamentos com os clientes e a si próprio. Isto requer que eles sejam capazes de planejar de forma eficaz para obter os melhores resultados possíveis.
Competência 4: Desenvolvimento de Equipes
Os gerentes não podem fazer tudo sozinhos. Eles precisam de uma equipe em torno deles que possa ajudá-los a produzir resultados. Os gestores de sucesso reconhecem que o desenvolvimento da equipe é uma atividade contínua. As pessoas vêm e vão das equipes e a dinâmica que isso cria precisa ser gerenciada. Muitos membros das equipes querem progredir, para isso, é importante criar oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Competência 5: Gestão de Risco
Todas as áreas de negócios enfrentam ameaças e os gestores precisam tornar-se competente para identificar e responder aos riscos. Estes riscos podem variar da perda de pessoas-chave à questões de saúde e segurança. Os gestores de sucesso reconhecem a importância de identificar e responder aos riscos de maneira proativa.
Competência 6: Tomada de Decisão
Até que uma decisão seja tomada, nada acontece. Gerentes que procrastinam são uma fonte de frustração para os funcionários. O pessoal nem sempre gosta ou concorda com a decisão que você faz, mas eles vão preferir que você tome uma decisão ao em vez da sua procrastinação.
Competência 7: Comunicação
Os gestores de sucesso são comunicadores eficazes em 3 áreas. Eles são oradores eficazes e podem expor os seus pontos de forma clara. Eles também são eficazes na transmissão de mensagens escritas. Finalmente, eles são ouvintes eficazes.
Competência 8: Foco no Atendimento ao Cliente
Os gestores de sucesso reconhecem que eles têm clientes, mesmo se eles não estão trabalhando diretamente com o consumidor final ou usuário do produto ou serviço. Por exemplo, o Gerente de TI deve ver os usuários dos sistemas da empresa como clientes.
Gestão bem sucedida exige que você tenha um leque de competências. Então, em quais áreas de competências você está bem e em quais você precisa se desenvolver para ser um melhor gestor?
Postado por: Ricardo Mendes
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