O que é Recursos Humanos ( RH ) ? Qual a definição de Recursos Humanos?

O departamento de Recursos Humanos pode ser o mais incompreendido de todos os departamentos da empresa, mas é também o mais necessário.

As pessoas que trabalham no departamento de Recursos Humanos não são apenas responsáveis por contratar ou demitir pessoas, mas também tratam da busca de referências para preenchimento de vagas de empregos e da administração de benefícios.

É verdade que as pessoas que trabalham no departamento de Recursos Humanos devem gostar de lidar com “gente”. Como alguém desse departamento lida, no dia a dia, com funcionários da empresa, pessoas externas, etc, essa deve ter, obrigatoriamente, um comportamento agradável.

Administrar os colaboradores da empresa é um trabalho importante. Portanto, aqueles que pertencem ao departamento de Recursos Humanos devem estar à altura dessa tarefa.

Dez a vinte anos atrás, o pessoal de Recursos Humanos raramente era visto. Estes trabalhavam nos bastidores para garantir que registros de pessoal estavam em ordem e que os benefícios estavam sendo devidamente distribuídos. O trabalho parava por aí.

Hoje o pessoal de Recursos Humanos não lida apenas com pequenas tarefas administrativas. Eles são responsáveis pela equipe de trabalho das principais corporações.

Não é necessário apenas ser capaz de identificar potenciais funcionários. Aqueles que trabalham em Recursos Humanos têm que ser capaz de lidar com uma crise de maneira efetiva e discreta. Se o problema é de saúde, assédio ou litígio de um empregado, a pessoa que trabalha em Recursos Humanos deve ser confiável para manter os detalhes do colaborador em segredo. A equipe de Recursos Humanos também deve ser um bom juiz da moral e perceber quando a moral precisa ser enfatizada e trabalhada dentro da organização. Também cabe a eles certificar que todos os colaboradores trabalham em condições adequadas em seus ambientes de trabalho.

Para quem tem interesse em iniciar uma carreira em Recursos Humanos, a educação universitária é necessária. A formação não precisa ser necessariamente em Gestão de Recursos Humanos, no entanto, cursos como Administração de Empresas, Psicologia, Administração de Pessoal, Ciências Sociais, entre outros, podem ajudar bastante.

Atualmente, Recursos Humanos está entre os departamentos mais importantes de qualquer empresa. Portanto, da próxima vez que você tiver que encontrar com alguém de Recursos Humanos, lembre-se que, sem ele ou ela, sua empresa não estaria funcionando eficientemente.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

O capital intelectua

A sociedade moderna e globalizada tem gerado um novo cenário ...