Técnicas para a Entrevista Comportamental

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Técnicas para a Entrevista Comportamental.

A Entrevista Comportamental ( Entrevista por Competências ), uma das ferramentas da Gestão por Competências, tem se tornado uma grande aliada do entrevistador na hora de selecionar pessoas. Já é um fato bem conhecido que olhar o comportamento passado do candidato é a melhor maneira de reconhecer competências e prever o seu desempenho futuro.

Então não perca o tempo precioso da entrevista com perguntas hipotéticas. As perguntas da entrevista comportamental permitem-lhe entender em detalhes como um candidato agiu em situações específicas.

Que competências específicas que você está procurando em seus futuros talentos? Que características eles terão que demonstrar durante uma entrevista a fim de convencê-lo que eles têm a capacidade para ter sucesso ao invés de apenas fazer o trabalho em questão?

Se você está buscando empregar alguém que vai “ajudar a melhorar a satisfação do cliente”, você faria perguntas em torno das competências “foco no cliente” ou “orientação para o cliente”.

Se o futuro funcionário terá suas atividades focadas em “conquista de novos negócios”, então você pode querer fazer uma combinação de perguntas em torno de competências como: “iniciativa”, “negociação” e “resistência”.

Se você estiver à procura de um colaborador que será “responsável por gerenciar uma equipe de pessoas”, então competências como “adaptabilidade”, “liderança”, “trabalho em equipe”, “tomada de decisão” e “habilidades interpessoais” estariam na sua lista de comportamentos a avaliar.

Depois de ter identificado os principais comportamentos que você gostaria que seus candidatos fossem capazes de demonstrar, então você deve selecionar as perguntas específicas para avaliar tais competências.

Lembre-se de avaliar todos os candidatos contra os mesmos critérios comportamentais.

Técnica STAR para avaliar respostas na entrevista comportamental

Uma estratégia para os entrevistadores utilizarem durante uma entrevista comportamental é a técnica STAR, também conhecida como SAR.

Quando um candidato responder uma pergunta comportamental, sua resposta deve atender os seguintes requisitos:

Situação vivida / Tarefa realizada: O candidato deve descrever uma situação em que ele estava envolvido ou uma tarefa que devia cumprir. Ele deve descrever um evento ou situação específica, não deve generalizar o que fez no passado. Certifique-se ter recebido detalhes suficientes para o bom entendimento. Essa situação pode ser de um emprego anterior, de uma experiência em um trabalho voluntário ou qualquer evento relevante.

Ação tomada: O candidato deve descrever a ação que tomou para resolver a situação / tarefa especificada anteriormente. Se ele estiver falando sobre um projeto em grupo, ele deve descrever o que ele fez e não as ações que o grupo tomou. Ele não deve falar sobre o que ele deveria ter feito e sim o que ele fez.

Resultado alcançado: O candidato deve responder questões como: O que aconteceu? Como o evento terminou? O que foi concluído? O que foi aprendido?

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br 

Categoria: Artigos

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