Como aumentar sua Inteligência Emocional (QE)

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Aumentar Inteligência Emocional

Todas as informações para o cérebro vêm por meio dos nossos sentidos. Quando esta informação é muito estressante ou emocional, o instinto vai assumir e a nossa capacidade de agir será limitada. Portanto, para ter acesso à vasta gama de escolhas e à habilidade de tomar boas decisões, é preciso ser capaz de trazer equilíbrio às nossas emoções.

A memória também está fortemente ligada à emoção. Ao aprender a usar a parte emocional de seu cérebro, bem como a racional, você não só vai expandir sua gama de escolhas quando se tratar de responder a um novo evento, mas também vai utilizar melhor a memória emocional no seu processo de tomada de decisão. Isso ajudará você a evitar repetir erros anteriores.

Para melhorar sua inteligência emocional – e a sua habilidade para tomada de decisão – você precisa entender e controlar o lado emocional do seu cérebro. Isto é feito através do desenvolvimento de cinco competências-chave. Ao dominar as duas primeiras habilidades, ficará mais fácil desenvolver as habilidades três, quatro e cinco.

Desenvolver a inteligência emocional por meio de cinco competências-chave:

A inteligência emocional (QE) é composta por cinco competências-chave:

  1. A capacidade para reduzir rapidamente o stress
  2. A capacidade de reconhecer e controlar suas emoções
  3. A capacidade de se conectar com outras pessoas usando a comunicação não-verbal
  4. A capacidade de usar o humor e jogar para lidar com os desafios
  5. A capacidade de resolver os conflitos de forma positiva e com confiança

Como aprender as cinco principais habilidades da inteligência emocional

As cinco habilidades da inteligência emocional podem ser aprendidas por qualquer pessoa, a qualquer momento. Há, porém, uma diferença entre aprender sobre inteligência emocional e aplicar esse conhecimento na sua vida. Só porque você sabe que deve fazer algo, não significa que você vai fazer, especialmente quando você ficar sobrecarregado pelo estresse, que pode roubar as suas melhores intenções.

Para alterar permanentemente o seu comportamento em situações de pressão, você precisa aprender a tirar proveito das poderosas partes emocionais do cérebro que permanecem ativas e acessíveis, mesmo em tempos de stress. Isso significa que você não deve simplesmente ler sobre a inteligência emocional a fim de dominá-la, você tem que experimentar e praticar as habilidades em sua vida cotidiana.

Continua no próximo artigo.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

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Categoria: Artigos

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