CONCEITO DE LIDERANÇA

Posted by Ricardo Mendes Comentários desativados em CONCEITO DE LIDERANÇA

Bons líderes não nascem líderes, são formados. Se você tem o desejo e força de vontade, você pode se tornar um líder eficaz. Bons líderes são desenvolvidos por meio de um processo contínuo de estudo, educação, treinamento e experiência.

Para inspirar seus funcionários a desenvolver níveis mais altos de trabalho em equipe, há certas coisas que devem ser, saber e fazer. Isso não é adquirido de maneira natural, mas por meio de trabalho e estudo. Bons líderes estão continuamente trabalhando e estudando para melhorar suas habilidades de liderança.

A definição de liderança é a seguinte: um processo no qual pessoas influenciam outras a buscar um objetivo e direcionar a organização em um caminho que a torne mais coesa e coerente. Outra definição semelhante de liderança é que é um processo onde um indivíduo influencia um grupo de indivíduos para atingir um objetivo.

Enquanto a liderança é aprendida, as atitudes de um líder podem ser influenciadas por atributos como: crenças, valores, ética e caráter. Os conhecimentos, habilidades e atitudes de um líder contribuem diretamente para o processo de liderança e fazem dele único.

Os quatro fatores que irão definir o processo de liderança são: Líder, seguidor, comunicação e situação. Os dois fatores principais para uma liderança eficaz são: A confiança na liderança e uma comunicação eficaz por parte da liderança. Os líderes mais respeitados concentram-se no que são, o que sabem e o que fazem.

Para ajudá-lo a ser, saber e fazer, seguem abaixo alguns princípios de liderança:

  • Conheça a si mesmo e busque o auto-aperfeiçoamento;
  • Seja tecnicamente competente;
  • Busque responsabilidades e assuma a responsabilidade por suas ações;
  • Tome decisões acertadas e oportunas;
  • Dê o exemplo;
  • Conheça seus liderados e preocupe-se com o bem estar deles;
  • Mantenha seus funcionários informados;
  • Desenvolva o senso de responsabilidade em seu trabalho;
  • Garanta que as tarefas foram entendidas, supervisionadas e realizadas;
  • Use os recursos de sua organização.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

Categoria: Artigos

Comments are closed.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

Jogo dos Elos

Objetivo: Trabalho em equipe com ênfase na participação, integração e comprometimento ...