Inteligência Emocional (QE) – Competências 1 e 2

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A inteligência emocional (QE) é composta por cinco competências-chave (habilidades), hoje falaremos das competências 1 e 2.

1- A inteligência emocional (QE) competência 1: rapidamente reduzir o stress

Rapidamente a reduzir o estresse

Altos níveis de estresse podem sobrecarregar a mente e o corpo, prejudicando sua capacidade de “ler” uma situação, ouvir o que alguém está dizendo, estar ciente de seus próprios sentimentos e necessidades, e se comunicar com clareza.

Ser capaz de acalmar-se rapidamente e aliviar o estresse ajuda você a ficar equilibrado, focado, e no controle, não importa quais os desafios que você enfrenta ou quão estressante a situação torna-se.

Funcionando bem no calor do momento do estresse

Desenvolva habilidades anti-estresse com as três etapas a seguir:

Perceba quando você está estressado – O primeiro passo para reduzir o estresse é reconhecer que você está estressado. O que o seu corpo sente quando você está estressado? Sente como se os músculos ou estômago estivessem apertados ou machucados? Sente suas mãos apertadas? Sua respiração fica rápida? Ciente de sua resposta física ao estresse vai ajudar a regular a tensão quando ela ocorre.

Identifique sua resposta ao estresse – Todo mundo reage de forma diferente ao estresse. Se você tende a tornar-se irritado ou agitado sob estresse, você vai responder melhor as atividades de alívio que são mais tranquilas e relaxantes. Se você tende a tornar-se deprimido ou retirado, você vai responder melhor às atividades de alivio de stress que são estimulantes. Se você tende a congelar/acelerar em alguns aspectos, enquanto tenta abrandar os outros, você precisa atividades para aliviar o stress que proporcionem conforto e estímulo ao mesmo tempo.

Descubra as técnicas anti-estresse que trabalham para você – A melhor maneira de reduzir o estresse rapidamente é por meio da contratação de um ou mais dos seus sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Cada pessoa reage de maneira diferente a estímulos sensoriais, então você precisa encontrar coisas que são calmantes e / ou energizantes para você. Por exemplo, se você é uma pessoa visual, você pode aliviar o stress cercando-se com imagens edificantes. Se você responder melhor ao som, você pode encontrar sons relacionados à natureza ou uma música favorita. Isso ajuda a reduzir rapidamente os seus níveis de estresse.

2- A inteligência emocional (QE): consciência emocional (reconhecer e controlar suas emoções)

Ser capaz de se conectar a suas emoções, ter uma consciência do momento de suas emoções e como elas influenciam seus pensamentos e ações, é a chave para entender a si mesmo e aos outros.

Muitas pessoas estão desconectadas das suas emoções, especialmente fortes emoções, tais como raiva, tristeza e medo. Isso pode ser o resultado de experiências negativas ao longo da vida. Mas, apesar de tentarmos esquecer, negar ou entorpecer os nossos sentimentos, não podemos eliminá-los. Eles ainda estão lá, estando cientes deles ou não. Infelizmente, sem a consciência emocional, somos incapazes de compreender plenamente as nossas próprias motivações e necessidades, ou nos comunicar eficazmente com os outros.

Que tipo de relacionamento você tem com suas emoções?

Você experimenta sentimentos que fluem, encontrando uma emoção atrás da outra, de acordo com as suas experiências, momento a momento?

As suas emoções são acompanhada por sensações físicas que você experimenta em lugares como estômago ou peito?

Você experimenta sentimentos e emoções distintas, tais como raiva, tristeza, medo, alegria, que ficam evidentes nas expressões faciais sutis?

Você experimenta sentimentos intensos que são fortes o suficiente para capturar tanto a sua atenção quanto a dos outros?

Você prestar atenção às suas emoções? Elas influenciam a sua tomada de decisão?

Se qualquer uma dessas experiências for desconhecida, as suas emoções podem estar sendo rejeitadas ou desligadas. Para ser emocionalmente saudável e emocionalmente inteligente, você deve conhecer as suas emoções para fazê-las trabalhar a seu favor.

Desenvolver a consciência emocional

Consciência emocional pode ser aprendida em qualquer momento da vida. Se você ainda não aprendeu a controlar o estresse, é importante fazê-lo em primeiro lugar. Quando você puder controlar o estresse, você vai se sentir mais confortável para reconectar suas emoções fortes ou desagradáveis ​​e mudar a maneira de sentir e responder a seus sentimentos.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

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Categoria: Artigos

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