O poder da Entrevista Virtual

Posted by Ricardo Mendes Comentários desativados em O poder da Entrevista Virtual

A comunicação através de vídeo evoluiu tanto e ficou tão fácil de ser realizada que pode ser integrada ao ciclo de vida da aquisição de talentos.

Como isso aconteceu tão rapidamente? Qual é a promessa da integração de vídeo e de entrevistas de candidatos em seu fluxo de trabalho? E, o que vem por aí com essa tecnologia?

O artigo publicado anteriormente fala um pouco sobre a promissora tecnologia da entrevista virtual na seleção de pessoas, mas estarei publicando novos artigos discutindo como a entrevista virtual pode ser utilizada na aquisição de talentos.

Primeiro, podemos observar que a entrevista virtual não é a mesma coisa que currículo em vídeo. Esse conceito até teve alguma promessa, mas que rapidamente se dissipou. Um currículo em vídeo é um instrumento de uma via só, que ganhou notoriedade mais por suas falhas e fracassos do que por seus sucessos. É assíncrona, muitas vezes desajeitada e raramente responde às necessidades e dúvidas do empregador.

A entrevista virtual, por outro lado, pode ser configurada para as necessidades dos empregadores e processos de trabalho, e constrói uma relação entre candidato e empregador.

A entrevista virtual é muito mais do que uma conferência via Skype ou conferência web. É realizada sem a necessidade da presença simultânea do candidato e do recrutador. Uma única configuração de entrevista pode ser utilizada para inúmeros candidatos. Além disso, ela oferece diferentes capacidades e vantagens: facilita a agenda do recrutador; permite criar questionários personalizados; mostra a espontaneidade do candidato, simulando uma entrevista real; permite o controle total da entrevista: reprodução, pause, avanço, retrocesso; é flexível, pois permite que o candidato responda a entrevista de qualquer lugar e a qualquer hora .

A entrevista virtual é uma solução que impulsiona contratações de maior qualidade, melhora a análise de perfil de candidatos e reduz custos.

Com a entrevista virtual, a economia de recursos e a eficiência são benefícios imediatos. Tão importante quanto, são as melhorias que essa tecnologia pode promover na seleção de candidatos. Ter uma visão real do candidato no início do processo, de uma forma infinitamente mais significativa do que um currículo, é quase impagável. Como os vídeos incluem respostas gravadas às perguntas específicas da função, o valor cresce ainda mais.

Você pode economizar noventa por cento do tempo que gastaria numa entrevista presencial ou por telefone, pois com o vídeo, a análise do perfil pode ser determinada, em muitos casos, nos primeiros minutos. Você pode observar o candidato em uma fração do tempo e chegar a uma decisão mais acertada em muito menos tempo. Além disso, a entrevista pode ser assistida de acordo com a sua conveniência e a partir de qualquer navegador web.

Como recrutador, você estará habilitado a tomar decisões mais rápidas e inteligentes para as partes interessadas, em relação aos candidatos às vagas, de maneiras antes impossíveis. Além disso, as próprias partes interessadas no candidato podem conhecê-lo antes de uma contratação ou de uma entrevista presencial, não mais exigindo que o recrutador forneça notas de referência e opiniões que muitas vezes são contrariadas.

Visite www.entrevistasvirtuais.com.br e saiba mais sobre Entrevista Virtual.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br 

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

Comments are closed.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

Jogo dos Elos

Objetivo: Trabalho em equipe com ênfase na participação, integração e comprometimento ...