O que é Inteligência Emocional?

Posted by Ricardo Mendes Comentários desativados em O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional - EQ

Quando se trata de felicidade e sucesso na vida, inteligência emocional (QE) importa tanto quanto a capacidade intelectual (QI). A inteligência emocional ajuda a construir relacionamentos mais fortes, ter sucesso no trabalho e na carreira e atingir objetivos pessoais.

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional (QE) é a capacidade de identificar, usar, entender e gerenciar as emoções de forma positiva para aliviar o stress, comunicar de forma eficaz, gerar empatia com os outros, superar os desafios e resolver os conflitos. A inteligência emocional afeta diversos aspectos da sua vida diária, tais como, a forma como você se comporta e como você interage com os outros.

Se você tem alta inteligência emocional, você é capaz de reconhecer seu próprio estado emocional e o estado emocional dos outros, além de se envolver com as pessoas de uma maneira que os atrai para si. Você pode usar essa compreensão das emoções para se relacionar melhor com outras pessoas, formar relacionamentos mais saudáveis, conseguir maior sucesso no trabalho e levar uma vida mais gratificante.

A inteligência emocional consiste em quatro atributos:

Autoconhecimento – Você reconhece suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamentos, conhece seus pontos fortes e fracos e tem autoconfiança.

Autogestão – Você é capaz de controlar os sentimentos e os comportamentos impulsivos, controlar suas emoções de maneira saudável, tomar a iniciativa, gerenciar seus compromissos e se adaptar às novas circunstâncias.

Conscientização social – Você pode entender as emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, identificar sinais emocionais, se sentir confortável socialmente e reconhecer as dinâmicas de poder em um grupo ou organização.

Gestão de relacionamento – Você sabe como desenvolver e manter bons relacionamentos, comunicar com clareza, inspirar e influenciar os outros, trabalhar bem em equipe e administrar conflitos.

Porque é que a inteligência emocional (QE) é tão importante?

Como sabemos, as pessoas mais inteligentes nem sempre são as mais bem-sucedidas ou as mais realizadas na vida. Você provavelmente conhece pessoas que são academicamente brilhantes e, ainda sim, são despreparadas para a vida social e profissional. Inteligência intelectual (QI) não é suficiente por si só para ser bem sucedido na vida. Sim, o seu QI pode ajudá-lo a entrar na faculdade, mas é a sua inteligência emocional que irá ajudá-lo a gerenciar o estresse e as emoções diante de seus exames finais.

A inteligência emocional afeta:

Seu desempenho no trabalho. Inteligência emocional pode ajudá-lo a navegar nas complexidades sociais do local de trabalho, liderar e motivar os outros e se destacar em sua carreira. Na verdade, quando se trata de avaliar candidatos a emprego, muitas empresas veem a inteligência emocional como sendo tão importante quanto à capacidade técnica.

Sua saúde física. Se você for incapaz de gerir os seus níveis de estresse, você pode desenvolver sérios problemas de saúde. Estresse descontrolado pode aumentar a pressão arterial, suprimir o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, contribuir para a infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento. O primeiro passo para melhorar a inteligência emocional é aprender a aliviar o stress.

Sua saúde mental. Estresse descontrolado também pode afetar a sua saúde mental, tornando-o vulnerável à ansiedade e depressão. Se você é incapaz de compreender e gerir as suas emoções, você também estará suscetível a mudanças de humor e a incapacidade de formar relacionamentos fortes, o que pode fazer você se sentir solitário e isolado.

Seus relacionamentos. Ao compreender as suas emoções e como controlá-la, você se torna capaz de expressar o que sente e de entender o que os outros estão sentindo. Isso permite que você se comunique de forma mais eficaz e forje relações mais fortes, tanto no trabalho como na sua vida pessoal.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

Comments are closed.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

Jogo dos Elos

Objetivo: Trabalho em equipe com ênfase na participação, integração e comprometimento ...