Introdução

Com o advento e evolução da tecnologia, dos computadores, da automatização e da internet, inúmeras mudanças estão sendo geradas na sociedade atual. Elas modificaram desde como um produto é produzido até como as pessoas se relacionam entre si.

Com essas mudanças, novas fronteiras estão se abrindo em relação ao mercado de trabalho e o mundo corporativo. Há a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica. A tecnologia trouxe consigo complexidade. Para atender a essa demanda, muito mais conhecimento é exigido das pessoas.

A era do conhecimento e da informação chegou. Com ela, vieram grandes mudanças nas relações trabalhador/empresa. Os profissionais passam a enfrentar novos desafios demandados por essas mudanças. Esses novos desafios geraram oportunidades, mas também grandes ameaças.

Característica da sociedade do conhecimento

A sociedade do conhecimento promoveu a modificação dos setores geradores de riqueza e desenvolvimento, migrando dos tradicionais setores industriais para os setores cujos produtos, processos e serviços são focados em tecnologia e conhecimento.

Nessa sociedade, surgem novas fontes de vantagem competitiva criadas pela inovação, criação de novos produtos e exploração de novos mercados.

Percebe-se uma mudança clara entre o paradigma industrial e o do conhecimento. No primeiro, o modelo de produção era baseado em escala, a mão de obra era especializada, o tempo de resposta das decisões era grande, o espaço de atuação era limitado e definido e o resultado da produção era sempre tangível. No segundo, o modelo de produção é flexível, a mão de obra é polivalente e empreendedora, as decisões devem ser tomadas em tempo real, o espaço de atuação é ilimitado e indefinido e o resultado da produção pode ser intagível.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é o novo fator de produção. As atividades passam a agregar mais valor e a gerar mais riqueza. O conhecimento se torna um agregado essencial dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Desafios para os profissionais da sociedade do conhecimento

A sociedade do conhecimento vem impor uma série de desafios para os profissionais atuais. Aqueles que entendem essa demanda, melhor se preparam para ela e se mostram aptos a entender o que mudou, têm vantagem competitiva sobre os demais.

O mercado de trabalho atual exige dos profissionais algumas competências comportamentais essenciais para sua adaptação nesse novo cenário. Dentre elas, podem ser citadas: ter conhecimento do negócio, ser flexível para lidar com mudanças, respeitar as diferenças individuais no trabalho em equipe, saber lidar com incertezas e estar sempre disposto a aprender, a se reciclar e a se adaptar.

Como a tecnologia da informação é peça fundamental nos dias atuais, os profissionais devem estar atentos e interados a ela.

Outro desafio para os profissionais da sociedade do conhecimento é ter visão sistêmica, isto é, uma visão geral de tudo o que o cerca. Por exemplo, ter noções de administração, economia, recursos humanos, finanças, entre outras áreas ligadas direta ou indiretamente ao negócio da empresa.

As relações comerciais hoje são muito mais dinâmicas e não possuem fronteira. A tecnologia possibilitou que negócios passassem a ser realizados rapidamente entre empresas localizadas em locais distantes do planeta. Isso gerou a necessidade dos profissionais estarem preparados para atuarem a nível global.

Numa sociedade tão complexa, somente tendo profissionais preparados para atuar nela, as empresas conseguirão se diferenciar no mercado.

Medidas adotadas em resposta aos desafios

Como vimos, a sociedade do conhecimento gerou uma série de desafios tanto para as empresas como para os trabalhadores. Essa evolução obrigou as organizações, mais especificamente gestores, focar seu olhar no capital humano com o objetivo de avaliar se os profissionais que fazem parte do negócio estão ou não capacitados para esses novos desafios.

A organização que deseja atingir o sucesso deve investir em conhecimento. Deve preparar seus colaboradores para realizar as transformações necessárias.

Uma medida que deve ser adotada em resposta aos desafios citados é deixar de ver a empresa como um processo burocrático e de controle, para focar sua atenção nas pessoas. Nesse trabalho, a atuação dos profissionais de Gestão de Pessoas é fundamental, pois são agentes permanentes de mudança e possibilitam a incorporação e ingresso, por parte da organização, na cultura da informação.

Além disso, a empresa precisa: atrair, reter e desenvolver talentos, transformar-se num pólo de formação, educação e aperfeiçoamento, investir em educação corporativa, traçar objetivos e estratégias eficazes para continuar crescendo no mercado mesmo que este esteja em crise, incentivar a criatividade, inovação e empreendedorismo dos colaboradores, investir em tecnologia e buscar a ampliação da sua atuação, a nível de negócios e a nível social, na sociedade em que está inserida.

Conclusão

A sociedade do conhecimento gerou mudanças irreversíveis que devem ser absorvidas por empresas e profissionais que querem ter sucesso.

As empresas, para vencerem, devem investir, principalmente, nas pessoas. Os profissionais, onde o autor desse artigo se inclui, necessitam investir em aprendizado e unir a especialização com a visão sistêmica. Ambos devem caminhar juntos. O profissional deve estar motivado a enfrentar as mudanças e a aprender continuamente e a empresa deve estar disposta a fornecer os recursos necessários que viabilizem a atuação daquele.

Referências bibliográficas

AMANCIO, José Luis. Desafiando o “possível” (explorando novas oportunidades). Disponível em: <http://www.mulherdeclasse.com.br/desafiando__o_possivel.htm>. Acesso em: 29 dez. 2008.

CAVALCANTI, Marcos. GOMES, Elizabeth. A sociedade do conhecimento e a política industrial brasileira. Disponível em: < http://www.profcarlospereira.com/downloads/sistinfor/SociedadedoConhecimento.pdf>. Acesso em 07 jun. 2011.

FERNANDES, Marta Bandeira. As características e os desafios do profissional diante da sociedade do conhecimento. Disponível em:

<http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/2500872b247e4e1b03256d03006017c9/84dfe044ced366e783257707006d51df/$FILE/AS%20CARACTER%C3%8DSTICAS%20E%20OS%20DESAFIOS%20DO%20PROFISSIONAL%20DIANTE%20DA%20SOCIEDADE%20DO%20CONHECIMENTO.doc>. Acesso em: 08 jun. 2011.

SCISTOWSKI, Luiz. O mercado de trabalho e os profissionais do terceiro milênio. Disponível em: <http://www.rhgroup.com.br/artigo_o_mercado.htm >. Acesso em: 29 dez. 2008.

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

3 Responses so far.

  1. Jacqueline disse:

    Ótima Matéria!

  2. Jacqueline disse:

    Desafios no mercado de Trabalho atual

  3. FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA disse:

    cheguei a me formar na área de Administração, e achei que esta matéria é muita rica em gestão do conhecimento, trazendo muitos enfoques para esta área que acabei de me formar.
    É maravilhoso está apar desse conhecimento sobre o assunto abordado.
    Vou ler mais a matéria para enriquecer ainda mais os meus conhecimentos na área de administração.
    Foi muito bom.
    Gostei até demais.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

Jogo dos Elos

Objetivo: Trabalho em equipe com ênfase na participação, integração e comprometimento ...