Transforme seus Colaboradores em Super-Heróis

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Uma gerente de RH ouviu a seguinte colocação de um ex-empregado: “Quando trabalhei com você, senti-me como um Super-Herói. Mesmo sem entender todas as razões dessa colocação, ela sabia que o ambiente era bom, a energia estava sempre no topo e os obstáculos quase não existiam”. Essa gerente diz que foi ótimo receber esta mensagem, até porque ela resume bem o que é ser um bom líder.

Ela sempre se questionou sobre a razão pela qual tinha tanta gente talentosa trabalhando consigo. Então chegou a algumas respostas:

  • Ela tinha as pessoas certas nos lugares certos;
  • Ela deixava-os serem extraordinários e tirava os obstáculos dos seus caminhos;
  • Ela buscava, passo-a-passo, manter a satisfação dos seus colaboradores e uma cultura organizacional agradável.

1. As pessoas certas nos lugares certos.
Está liderando ou precisa liderar uma equipe? Não há nada mais importante para um líder do que formar uma equipe capaz de liberá-lo para a resolução de problemas mais complexos. Muitos chefes acreditam que o seu trabalho é extrair da sua equipe tudo aquilo que eles podem dar. Não é. O trabalho de um líder é desenvolver, e se necessário mudar, as pessoas, conseguindo que cada funcionário esteja perfeitamente adaptado ao trabalho que executa. Quando um líder tem que intervir o tempo todo em todo tipo de decisão, há alguém no papel errado. E aí é preciso mudar. Colocar as pessoas nos lugares certos é bom para elas, para o líder e para a empresa.

2. Deixar as pessoas serem extraordinárias.
Agora que tem a equipe certa no lugar certo, é hora de dar a esses colaboradores trabalhos importantes, apoiá-los e deixá-los serem extraordinários. Não delegue apenas trabalho, mas delegue poder. Deixe os seus colaboradores tomarem decisões importantes e resolverem problemas complicados. Eles se sentirão orgulhosos com o trabalho que estarão fazendo. Reconheça o esforço e os resultados deles. Confie e respeite os seus funcionários e dê crédito ao que fazem e eles moverão montanhas. Basicamente, saia do caminho deles.

3. Encontre a paixão.  Quando se coloca alguém no lugar certo, condizente com as suas capacidades naturais e intelectuais, com suas competências, a paixão acontece. Estes trabalhadores crescem, fazem coisas maravilhosas, sentem-se orgulhosos e motivados. Quando se tem uma equipe inteira trabalhando assim, a paixão acontece e tornam-se incomparáveis. O trabalho do líder é criar essa equipe.

4. Remova todos os obstáculos. Como líder, uma parte fundamental do seu trabalho é criar um excelente ambiente de trabalho. Incerteza, pressão, preocupações e complexidade desnecessária vão drenar a energia e a confiança da equipe. Se deseja criar um ambiente em que as pessoas dêem o máximo de sí, então você deve esforçar-se para remover todas as pedras que podem emperrar a engrenagem.

Fonte: Dinheiro Vivo

Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

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Categoria: Artigos

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