Um dos aspectos mais negligenciados da liderança é a necessidade de busca. Os grandes líderes nunca estão satisfeitos com a prática tradicional, o pensamento estático, a sabedoria convencional ou o desempenho comum. Na verdade, os melhores líderes ficam simplesmente desconfortáveis com qualquer coisa que abraça o “status quo”. Liderança é busca – busca da excelência, da elegância, da verdade, da mudança, do valor, dos resultados, das relações de serviço, do conhecimento e de algo maior que si mesmos.

Ter uma mentalidade focada em busca é tão crítica para a liderança que a falta desta qualidade pode sentenciá-lo a obsolescência. A forma, método e motivação por trás de qualquer exercício é o que define os líderes verdadeiramente grandes dos comuns. Se você quiser se tornar um grande líder, deve se tornar um grande “buscador”.

Não abraçar a busca é ceder as oportunidades para os outros. A falha de um líder em buscar com clareza os deixa no meio do nevoeiro. A incapacidade de exercer a criatividade os relega à rotina. O fracasso em buscar talentos provoca o seu isolamento. A incapacidade de perseguir a mudança provoca a apatia. O fracasso para adquirir sabedoria e discernimento provoca distração e tolice. Vamos simplificar – você não pode alcançar o que você deseja se não buscar.

Líderes inteligentes compreendem que não é suficiente apenas buscar, mas a busca deve ser intencional, focada e consistente. Você deve buscar as coisas certas, pelas razões certas e nos momentos certos. Talvez, a melhor maneira de exercitar isso é ensinar os outros a buscarBuscar na sua forma pura é altamente colaborativa, muito abrangente e facilmente transferível.

Você deve perseguir a descoberta, buscar opiniões dissidentes, desenvolver a sua capacidade de aprender e desaprender e reconhecer o quanto você não sabe. Não use suas buscas para mudar paradigmas, mas para quebrá-los. Saber o que não buscar é tão importante quanto saber o que buscar. Tenha em mente que o que você busca é o que você valoriza. E não se esqueça, os melhores líderes buscam ser melhores líderes.

Postador por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br 

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

One Response so far.

  1. Cléfia disse:

    muito bom!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

Jogo dos Elos

Objetivo: Trabalho em equipe com ênfase na participação, integração e comprometimento ...