O Papel da Mídia Social em Recrutamento

Posted by Ricardo Mendes Comentários desativados em O Papel da Mídia Social em Recrutamento

Recrutamento usando a mídia socialTem sido dito a algum tempo que um componente chave no recrutamento de emprego tem sido a mídia social. Isso inclui, claro, deixar o seu perfil no LinkedIn atualizado, escrever em um blog e manter seu nome ativo no mundo virtual.

Tem especialistas que ainda têm dúvidas em relação ao real poder dessa abordagem, especialmente para posições onde um “job hunter” é requerido no recrutamento.

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte revela que a rede social é incrivelmente rica quando o assunto é encontrar novas posições de emprego para pessoas que não necessariamente estão procurando por emprego. Isso foi traduzido no estudo como “recrutamento informal”.

Este estudo revelou que 1 de cada 4 preenchimentos de vagas de emprego nos Estados Unidos são realizados por meio do “recrutamento informal”. Talvez, a mais interessante descoberta é que o percentual sobe significativamente quanto maior for o salário da posição requerida. Em outras palavras, quanto maior o salário, maior a chance da vaga de emprego ser preenchida informalmente.

Os pesquisadores descobriram que as chances de uma vaga de emprego ser preenchida por meio das redes sociais aumentou em 2% para cada dólar a mais pago por hora para o cargo a ser preenchido.

Para entender melhor, um emprego que paga $ 100.000,00 por ano é 86% mais fácil de ser preenchido informalmente do que um emprego que paga $ 14.500,00 por ano.

Claro que você vai dizer que depende da rede de amigos que você possui. Esta certo, afinal, o ditado “não é o que você sabe, mas quem você conhece” não foi cunhado no alvorecer da era da mídia social.

Isso serve para reforçar a importância de fazer com que muitas pessoas conheçam seus conhecimentos, habilidades, atitudes e experiências. A rede social é um meio fantástico para fazer isso. Então, se você não está atualmente construindo a sua marca pessoal, seja offline ou online, nunca houve um momento melhor para começar do que agora.

Publicado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br

Artigos Relacionados:


Categoria: Artigos

Comments are closed.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Sponsors

  • Sebrae SP
  • Ciesp
  • Gestão por Competências
  • Gestão por Competências

Popular Posts

O que é Gestão por

Para definir o que é Gestão por Competências é necessário ...

Entrevista Comportam

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade em todo ...

Jogos para Seleção

O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como “Dinâmica ...

Os desafios enfrenta

Introdução Com o advento e evolução da tecnologia, dos ...

Jogo dos Elos

Objetivo: Trabalho em equipe com ênfase na participação, integração e comprometimento ...