Competências Organizacionais

Posted by Ricardo Mendes 2 Comments

Cada vez mais as empresas precisam estar preparadas para crescer num mercado tão competitivo buscando melhoria em todos os seus processos. Mas é impossível vencer todas as barreiras impostas pelo mercado, se o principal, as pessoas, forem esquecidas.Sem a preocupação com as pessoas que compõem a Organização existe um sério risco de fracassar.As pessoas são cobradas pelos resultados da Organização, pela melhoria contínua, por atualização constante, por qualidade, diminuição nos custos, novas estratégias de marketing, e muito mais.

Para atingir resultados através das pessoas é necessário atrair e investir desde a contratação com definição correta do perfil que deseja contratar até a retenção deste capital intelectual e o desenvolvimento das pessoas.

Tudo isso é possível através da Gestão por Competências com ferramentas consistentes e livres da manipulação e influência (“achismos” ou subjetividade) de quem as utiliza.

Para desenvolver um trabalho bem alinhado, caberá às Empresas definir suas Competências Organizacionais, através de indicadores como missão, visão, valores, estratégias, etc. Com o fortalecimento da parceria entre RH e gestores, a preparação da empresa para implementação de uma metodologia, torna-se mais fácil, iniciando com a devida sensibilização e conscientização da alta direção.

Não basta apenas destacar as competências essenciais da organização, mas também é preciso explicá-las e divulgá-las para toda a Organização gerando impacto e conscientização de todos para que as competências escolhidas sejam potencializadas no perfil de seus colaboradores.

O próximo passo compreenderá o mapeamento e mensuração do perfil de competências, que servirá como base para construção da entrevista comportamental com foco em competências, medidor de competências e o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais para o cargo.Este conjunto de ferramentas permitirá um investimento em pessoas com foco nas necessidades reais do cargo.

Com a implantação da Gestão por competências, em curto prazo, haverá reflexo no desempenho individual, pois provocará em cada colaborador a avaliação de suas forças e das possibilidades de melhoria.

No médio prazo, a equipe fará uma reflexão do desempenho conjunto e do impacto das ações nos resultados da organização.

Em longo prazo, haverá reflexo no comportamento da Organização bem como nos resultados da mesma.

A gestão por Competências transforma conhecimentos em ação, onde o resultado é visível para toda a Organização e para o mercado.

Postado por: Cássia Irias

Categoria: Artigos 2

2 Responses so far.

  1. Admin disse:

    Olá Juliana,

    Certamente você poderá encontrar essas respostas nos seguintes livros:

    Jogos para Seleção com foco em Competências;
    Ferramentas de Avaliação com foco em Competências;
    Gestão por Competências – Atração e Captação de Talentos Humanos
    Avaliação por Competências: ferramenta de Remuneração ou Desenvolvimento?

    São todos da autora Maria Odete Rabaglio.

    Abraços.

  2. Juliana Miolla disse:

    ola! gostaria, se possível, me ajudar nessas matérias: mapeamento e mensuração do perfil de competência e avaliação. Aonde posso estudar essas materias? tem algum artigo ou livro básico sobre isso?
    Vai cair em um concurso e eu nunca estudei essa matéria!
    Obrigada!!
    Juliana

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